- Área: 900 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG, Davide Spreafico
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício visa concluir os serviços educacionais oferecidos pela Fondazione Torriani, com um projeto inovador no campo social. A proposta busca a continuidade entre suas proporções e o contexto urbano. Ao mesmo tempo, assume uma estratégia formal diferente, que visa caracterizar a nova arquitetura para sua função pública.
O aspecto formal estabelece um diálogo com as arquiteturas existentes por meio de um módulo que reproduz a escala doméstica do ambiente. Enquanto isso, o edifício, através de seu design e materialidade, busca sua própria identidade, apoiada pelo uso de uma malha modular de concreto armado. Os efeitos de luz e sombra durante o dia conferem uma aparência de leveza ao edifício, que parece composto apenas pelos perfis de concreto.
Algumas variações desses módulos, resultantes das diferentes funções internas, definem alguma liberdade no rigor da regra. Até o teto sugere um diálogo com o contexto existente. Dois planos levemente inclinados para uma diagonal interna reproduz inversamente o tema difuso do telhado inclinado. As fachadas seguem essas leves inclinações, proporcional ao edifício e ao ambiente construído.